domingo, 8 de janeiro de 2012

TEMPOS DISTANTES

Recuperar a possibilidade de ir ao sítio em Visconde Mauá foi um dos maiores presentes da minha vida. Fiquei muitos anos sem poder ir por causa da coluna. A estrada era horrível e eu ficava destroçada. Com os exercícios ao longo do tempo fui me fortalecendo e apesar da instabilidade da coluna , hoje aguento qualquer dificuldade. Além disso asfaltaram a estrada.Compramos o sítio em 1976 quando a terra aí não valia nada. Abrimos a estrada com trator e mesmo assim era tão ruim que o jipe com tração nas quatro rodas atolava. Morei no sítio quando meus filhos eram pequenos e voltei a morar quando me separei, na década de 90. Morei com meu filho Guga por um ano e meio. Tínhamos um amigo filósofo que morava na Serra Negra e vinha nos visitar a cavalo com sua cachorra Josie, uma mistura de labrador com a nossa São Bernardo. Eram quatro horas de cavalgada. Naquela época o sítio não tinha luz, telefone, internet, celular, nada. Então fomos obrigados a desenvolver um sistema telepático com o Léo. Era assim: eu acordava algum dia com a sensação no corpo , uma sensação muito forte, de que o Leo viria. Guga sentia a mesma coisa. Ou eu ou o Guga dizíamos: "O Leo vem." Então eu fazia bolo de fubá e o esperávamos. Ele chegava sempre ao entardecer. Josie, sua cachorra, chegava primeiro.Naquela época as visitas vinham para passar alguns dias e o Leo ia ficando. Era um grande conversador.Nunca a nossa telepatia falhou. Fiz um conto com a história, está no livro PEQUENOS CONTOS DE LEVES ASSOMBROS, ed. FTD.
Os anos se passaram e nos afastamos. Mas sei que ele continua lá na Serra Negra. Sei que a Josie morreu. Hoje o sítio não está mais tão isolado e com o advento dos celulares não sei se o meu sistema telepático continua funcionando tão bem assim.

3 comentários:

  1. Nossa que escrita emocionante. Ela preenche um domingo nublado.
    Não dá pra falar mais nada... apenas imaginar e viver a história.
    Obrigada, Roseana.
    Bjs
    Angela

    ResponderExcluir
  2. Nem me fala.. também consegui recuperar a coluna, mas ainda sou atormentada pela enxaqueca. Enfim.. ser mulher.. Leo é o nome do personagem mais famoso dos meus livros , Guga.. Guto é o meu primeiro personagem! Claro que telepatia funciona!

    ResponderExcluir
  3. Ei, Angela, quantas coincidências!!!
    Angela Maria, vai me contando do Cerco de Lisboa...

    ResponderExcluir