quinta-feira, 1 de março de 2012

HAIKAIS

Dani Keiko, minha nora, me encomendou um haikai com alguma referência a comida para imprimir num jogo americano de papel. Os jantares da Escola de Culinária lá de Resende estão cada vez mais concorridos e ela quer eliminar as toalhas de tecido. Fiz o haikai :

um jardim na mesa
arco-íris para os olhos
salada de flores


Quem quiser usar a idéia da Dani eu ofereço o meu haikai, basta colocar meu nome.

Já que estamos falando de haikais, esta deliciosa forma de poesia, retiro do livro Conversa de Passarinhos de Alice Ruiz e Maria Valéria Rezende:

silêncio na mata
um grito corta a tarde
quero quero


Alice Ruiz


tudo é silêncio
acordei tarde demais
para ouvir sabiás


Maria Valéria

Acordar cedo é uma dádiva. Aqui em Saquarema cedinho de manhã passam bandos de patos selvagens e as gaivotas gritam sobre o mar.E faço um haikai agora mesmo, neste instante:

a banda de patos
da lagoa para o mar
enche o ar de música

2 comentários:

  1. Roseana: amo haikais apesar de não saber escrevê-los...ler os que vc postou é uma delícia...beijos inveja-branca,de novo..rs

    ResponderExcluir
  2. Maria Neuza: Compre o livro Conversa de Passarinhos de Alice Ruiz, é lindo!
    Não é difícil escrever haikais. Você vê uma cena e fotografa em 3 versos. É treino!

    ResponderExcluir