domingo, 4 de março de 2012

JOSÉ E PILAR

Ontem vi o filme José e Pilar que me chegou pelas mãos da Angela, leitora do blog e leitora do nosso Clube de Leitura.
O filme é impactante em todos os sentidos. Eu e Juan convivemos com Saramago e Pilar em 1997 por uma semana em Lanzarote para o livro do Juan O Amor Possível, ed. Manati. Foi antes do Nobel e o ritmo de vida deles não era tão frenético.Estivemos juntos em muitas ocasiões e sempre Pilar se queixava de cansaço, da vida extenuante que levavam.
Saramago e Pilar , no filme, nos abrem a porta da A CASA, da Biblioteca, da sua intimidade, do seu grande amor e da sua vida errante e louca. Para que tantas viagens, eu me pergunto. Para que tantas Feiras Literárias, já com a saúde abalada? Nós o vemos tão fraco, tão debilitado, para lá e para cá, de avião em avião, na Islândia, México, São Paulo, Rio, autografando pilhas de 500 livros, tão doente já. Mas parece que é mesmo o que ele queria. E também abraçar todas as causas do mundo, lutar para a mudança da mente humana, violenta e predadora. Eu penso que a literatura , o que escrevia, já fazia o trabalho por ele. Mas algo os impelia a ir sempre por aí, andando sem parar, com uma sacola de idéias a tiracolo e muito cansaço.Eles eram tão apaixonados um pelo outro que a gente termina o filme quase aos prantos. E faz pouco Pilar nos escreveu, destroçada com a ausência do seu grande amor.
Mas eu o vejo no filme, escuto a sua voz tão nossa conhecida, ouço as coisas maravilhosas que muitas vezes nos diz e penso que realmente a morte não existe.

3 comentários:

  1. Roseana: eu quero ver esse filme..aiaiai..pode ser encontrado em locadoras? E você está certa: a morte não existe...beijos crédulos e amigos.

    ResponderExcluir
  2. Roseana!
    Eu sabia que estava certa ao comprar o seu presente de aniversário. A minha cunhada disse a mesma coisa: quando chegamos ao final do filme a emoção é imensa.
    Estou esperando o meu pela Livraria Cultura. A Maria Neuza pode encontrá-lo também.
    Bom final de semana.
    Bjs,
    Angela

    ResponderExcluir
  3. Sim, Maria Neuza, a Angela comprou na Livraria Cultura.

    ResponderExcluir