domingo, 13 de maio de 2012

TORCELLO

Ontem mudamos o programa na última hora e fomos a Torcello, o que deveríamos ter feito junto com a visita a Burano, mas como estávamos exaustos não fomos. E Juan queria que eu conhecesse a imperdível Catedral de Torcello que data de 639. Sendo assim, encaramos a longa viagem, a troca de barcos, para chegar a Torcello.
A ilha é uma pequena jóia  de beleza e paz. Pisar o chão de  uma Catedral de 1.500 anos , pousar os olhos em seus maravilhosos afrescos vale qualquer viagem. Leio que Torcello foi a primeira ilha habitada de Veneza e realmente ai encontramos muitos restos romanos:

"Possuia já habitações desde os séculos V / VII. Torcello serviu de refúgio para os cidadãos da cidade de Altino pelo motivo das invasões dos unos e dos longobardos. O nome da ilha provavelmente deriva de TURRICELLUM (a torrezinha erigida em lembrança àquela da cidade perdida de origem). Em 638 o bispo de Altino tranferiu para Torcello algumas sagradas relíquias e por este motivo a sua história  continuou a existir até a queda da República. Teve governo autônomo, com Podestade e Consiglio,corpo coletivo superior; ali existia a indústria da lã.

Após um passeio entre os silenciosos canais principais,  unidos pela conhecida Ponte del Diavolo (Ponte do Diabo), em meio aos canaviais e casas tipicamente vênetas, se chega ao coração da ilha, a sua pequena praça."

Ontem anunciavam uma tempestade para as 23hs. Fizemos as contas e dava tempo de jantar ao ar livre na Academmia, na beira do canal, com Chianti e luz de velas. Chegamos junto com as últimas luzes do entardecer e aqui cometo o pecado da gula todos os dias. Não há lugar mais belo para pecar. Por enquanto ainda estou cabendo nas minhas roupas.

A tempestade caiu pontualmente, mas já havíamos chegado ao hotel e hoje cedo chovia muito e fazia um frio terrível depois de tantos dias de calor. Mas agora a chuva já está diminuindo e vamos para a rua de capa e guarda-chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário