sábado, 9 de junho de 2012

DEPOIMENTO

Gil, nossa leitora do Clube de Leitura da Casa Amarela, ontem passou aqui em casa para buscar a travessa onde trouxe uma mousse de amendoim em nosso último encontro. E quando já estávamos no portão me disse que agora lê sem parar, que a leitura abriu uma grande janela em sua vida, que ela enxerga tudo diferente e que até está com vontade de escrever poesia. Gil não era uma leitora. Em muito pouco tempo os livros já ocupam um espaço em sua vida. Acho que foi um dos depoimentos mais belos que já me deram de presente. Comecei a trabalhar com formação de leitores em 1990 com o Sesc e em 1994 fui trabalhar com o Proler até 1997 e aprendí muito. Li muito também sobre o tema da formação dos leitores e segui sempre a minha intuição. Frequentei algumas Rodas de Leitura no CCBB organizadas pela Suzana Vargas e aprendi muito com ela.
Uma vez a Suzana me convidou para fazer uma Roda de Leitura  no CCBB para crianças. Eu teria que escrever um conto inédito e escreví Babel, Um Conto de Natal, que está no meu livro Pequenos Contos de Leves Assombros, ed. FTD. Foi uma experiência absolutamente impactante: eu tinha uma platéia cheia de crianças , umas 300 ou 500, não sei, e todas as que sabiam ler acompanhavam o conto em silêncio absoluto com a sua cópia na mão! No final faziam fila no palco para contar suas experiências com os seus bichinhos. Ouvi muitas histórias tristes e ali os pequenos leitores encontraram um espaço para desabafar, porque a literatura te permite isso: liberar as emoções. 

2 comentários:

  1. Ha! que vontade enorme de desfazer a minha aposentadoria. Era tão bom quando havia esse trabalho na escola.
    Abraços,
    Angela

    ResponderExcluir
  2. Angela, você pode trabalhar como voluntária ou amiga da escola dando oficinas de leitura.

    ResponderExcluir