quarta-feira, 5 de setembro de 2012

TODAS AS CORES DENTRO DO BRANCO

Em 2004 publiquei um livo "Todas as Cores dentro do Branco" pela ed. Nova Fronteira com belas edições da Edineuza Bezerril. O livro ficou meio encalhado e decidi desfazer o contrato. Os livros restantes foram doados para a Secretaria de Educação de Duque de Caxias que os distribuiu pelas escolas.
Quando Isa Pessoa me convidou para fazer parte da coleção Poemas para Ler na Escola pela Objetiva, decidimos fazer uma antologia e eu dei os poemas do livro, eles estão misturados na bela colcha de retalhos que Hebe Coimbra arrumou.
Hoje leio que as mulheres enxergam as nuances das cores melhor do que os homens. Achei isso muito curioso.
Dividi o livro original por cores, o que não foi mantido na antologia.

Eis um poema "verde":

ESPERANÇA POUSADA NO UMBRAL DA PORTA

A manhã começa verde:
pulo da cama,
estendo os braços,
para apagar os últimos
vestígios de um sonho,
mordo a maçã,
arrumo o mapa
do meu coração
e parto como um barco
de madeira antiga
para as surpresas do dia.

Pousada no umbral da porta,
a Esperança me olha
como folha verde na água,
como esmeralda encantada.

in Poemas para Ler na Escola, ed. Objetiva 

2 comentários:

  1. Eu acho que enxergo menos, pois meus filhos são daltonicos, e fazendo o teste de cores não acerto 100%. Tenho um amigo, artista plástico, uau! ele vê mais que todo mundo que conheço! Mas é gay, talvez seja por isso que tantos gays optem pelas artes, pois veem mais cores e precisam compartilhar a experiência! Ah.. eu não sei administrar minha carreira :-( tenho um que encalhou não vou atrás.. não presto atenção em nada :-( Estou pra desfazer um contrato com a ediouro há anos pois eles pararam de publicar um livro premiadíssimo, (na ocasião a coleção ganhou todos os premios) mas silvia morreu, lia fez o distrato e aí .. nem sei de nada.. sou um desastre. Preciso de alguém pra fazer essas coisas pra mim. Tantos originais lindos que tenho! e mando, ninguém lê, ou responde.. enfim.. não levo jeito pra essa parte da carreira. Só sei escrever. :-(

    ResponderExcluir
  2. Vou te indicar a Leda Cintra como agente. Me mande o teu e-nail, vou colocar vocês duas em contato, ela é muito boa.

    ResponderExcluir