quinta-feira, 1 de novembro de 2012

CHEIRO DE ALGAS

Ontem ao chegar em Saquarema fui envolvida por um cheiro de algas, era quase uma teia que me cobria da cabeça aos pés. Era bom. Estava tão exausta , da viagem, do calor, que nem consegui desfazer a mala.
Mas o trabalho de ontem no C.M Antonio Pereira Bruno em Barra Mansa foi maravilhoso. Queria ressaltar o descaso com que a Prefeitura de Barra Mansa trata as suas escolas. É uma vergonha. A escola onde passei a manhã ontem, já não se aguenta em pé, o chão destruído, infiltrações por todos os lados, chove dentro, etc. Mas os professores vão tecendo os seus milagres. A Diretora Rose pediu ao Sesc que eu chegasse uma hora antes para um encontro com os professores. Já ao entrar na escola senti uma lufada de afeto, é uma energia difícil de explicar. Nos sentamos numa roda e fui já falando que não estudei pedagogia e não sou educadora, sou poeta. Mas ao visitar tantas e tantas escolas por todo o Brasil tenho um mapa do que funciona; amor, leitura, arte, esporte. E escuta. E os professores me contaram o que fazem: se a professora de história está ensinando a segunda guerra e lendo trechos do Diário de Anne Frank, a professora de português indica o livro A Menina que Roubava Livros. Uma outra professora trabalha com o conto O Espelho do Machado de Assis junto com um filme cujo nome não consigo lembrar, mas que trata do problema do capitalismo selvagem, de como rouba a nossa verdadeira identidade . O entendimento entre os professores, a camaradagem, carinho, amizade , era visível, palpável. Ficaram maravilhados com o Clube de Leitura da Casa Amarela e vão fazer um Clube de Leitura na escola para os professores.
Depois de um lanche magnífico, com bolos e pães de queijo, o meu encontro com os alunos foi tão bom que nem sei como contar. Fizemos brincadeiras, dançamos! e falamos de coisas muito sérias. Li muitos poemas, contei um pouco do meu jeito de criar e então eles ganharam o livro Caixinha de Música, ed. Manati e depois de autografar todos os livros eu estava plena, cheia de uma felicidade luminosa. Ainda por cima soube que meus livros Carteira de Identidade e O Mar e os Sonhos, ed. Lê, entraram no PNBE.
Hoje é dia de colocar a vida virtual em dia outra vez. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário