segunda-feira, 12 de novembro de 2012

PAIS NA ESCOLA

Na sexta-feira passada, meu último dia em Ubatuba, a E.M.Marina Salete marcou um encontro com os pais às 19:30hs. São quinhentas crianças. Foram no máximo uns quinze pais. Carmem, a diretora, já havia me falado da dificuldade de trazer os pais para a escola.
Hoje há uma matéria belíssima no O Globo sobre a família na escola, como este envolvimento faz toda a diferença na aprendizagem da criança.
É uma entrevista com Beatriz Pont, analista da OCDE. Ela sugere que "os sistemas priorizem a criação de políticas públicas a fim de incentivar, especialmente em áreas pobres, uma maior aproximação entre famílias e equipes pedagógicas."
A escola Marina Salete , em Ubatuba, onde estive, tem uma área externa muito grande. Eu sugeri a criação de uma horta coletiva com a comunidade de pais ajudando e todos poderiam colher verduras da horta. E também um pequeno jardim. Como na E.M.Hermann Müller, em Joinville no jardim, além de flores, as crianças poderiam plantar poemas em placas de madeiras que fabricariam com a ajuda dos pais.
Sugeri também que as diretoras Carmem e Tania Rita visitassem a casa dos alunos para tentar trazer os pais para a escola e vejo que esta é uma estratégia já adotada em muitos países. Sugeri  que pais e mães que tenham alguma habilidade, costura, artesanato, cozinha, marcenaria, venham até a escola para dar oficinas.
Beatriz diz que é muito importante dar boas notícias aos pais. A Sala de Leitura reinaugurada na E.M Marina Salete é uma excelente notícia e eu sugiro que as mães ajudem a confeccionar almofadas coloridas e que se tente fazer uma Roda de Leitura com os pais e as crianças na Sala de Leitura uma vez por mês, seria um grupo pequeno de cada vez e isso criaria fortes laços entre todos.
Há que criar laços de afeto entre os pais e a escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário