sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

CARAVANA DE ESCRITORES

Hoje estarei na Casa da Leitura , em Laranjeiras, no Rio de Janeiro às 14hs num projeto intitulado "Caravana de Escritores", que é um encontro entre o escritor(a) com seus leitores.
A Casa da Leitura me traz caudalosas recordações. Um dia, na década de 90 , Fernando Lébeis, que deve estar sempre encantando as estrelas com suas histórias, sua voz maravilhosa, me indicou para o Proler. Minha entrevista foi na Casa da Leitura. E lá eu fui dar uma oficina em algum lugar do sul, a minha primeira viagem de dezenas de viagens pelo Brasil, no projeto mais louco e ousado que conheço e que já fez história. Aí sim, éramos uma caravana de artistas e jogávamos nossas âncoras em alguma cidade, às vezes um grupo pequeno, outras vezes um grupo imenso e ficávamos por 5 dias. Pela manhã eram 4 horas de conferências sobre leitura e aprendi muito. Pela tarde eram 4 horas de oficinas de leitura, escrita, cinema, fotografia, contação de histórias. E à noite, em algum barzinho, enraizamos elos eternos. O projeto do Proler neste formato acabou. Era um projeto muito caro, pois a idéia era o intercâmbio e viajar não é barato. Mas sabemos que por onde nossa caravana passava, as pessoas mudavam. Criávamos um anseio. Era um vento novo, era um sonho. As pessoas aprendiam a ler o mundo de outra maneira. Tenho um agradecimento profundo por aquelas viagens, aqueles anos. Eles me ensinaram muito, foram a minha grande escola. Conheci pessoas extraordinárias que ficaram na minha vida para sempre. Hoje estarei na Casa da Leitura. A Casa da Leitura mudou, eu mudei, mas de alguma maneira é um reencontro. O evento é aberto e haverá o Livro-Concerto Caixinha de Música com meu filho Guga Murray. Quem estiver por perto e puder estar junto com a gente, agradecemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário