terça-feira, 14 de maio de 2013

CHEIROS&MEMÓRIA

Leio que o olfato é um dos sentidos mais importantes para a fixação da memória. E que um feto já sente cheiros  dentro da barriga da mãe. E que um bebê pode encontrar a sua mãe pelo cheiro na escuridão mais profunda.
Os cheiros da nossa infância são muito fortes e indeléveis, deixam uma marca profunda. Alguns cheiros durante as minha gestações também deixaram marcas, por exemplo, o cheiro de folhas secas queimadas na gravidez do meu segundo filho. Meu corpo inteiro rejeitava aquele cheiro, mas quando eu o sinto, vejo a chácara onde morava, parece que estou ali.
O cheiro dos filhos ao longo da vida. Uma vez fui visitar meu filho Guga em São Paulo, ele ainda não estava em casa, combinamos que ele deixaria a chave num determinado lugar. Eu entrei na casa e fui para o seu quarto. Ao sentir o seu cheiro no quarto desmontei. Tantos meses de saudade represada cairam sobre mim.
O cheiro do mato faz com que eu me sinta árvore, me sinta bicho, me sinta um pedaço do universo.
O cheiro da chuva: eu o sinto antes da chuva chegar.
O cheiro do mar, de algas, moluscos, peixes, me deixam louca de alegria.
Meu filho André , Chef de Cozinha, tem cheiro bom de comida.
O cheiro da água sanitária traz de volta uma amiga que tive no primário, na E.P.Francisco Manoel, no Grajaú. Ela se chamava Olga e era muito pobre, eu a amava  e suas mãos eram  vermelhas e  cheiravam a água sanitária pois lavava roupa para toda a família.
O cheiro de quem se ama nos desperta para a vida.
E que cada um traga para si cheiros e memórias.

2 comentários:

  1. Caramba que máximo essa sua escrita de hoje. Quando eu estava na Faculdade de Biologia eu me lembro vagamente de um professor que falou sobre o olfato como algo intenso.
    Eu sinto algo muito forte quando sinto cheiro de lenha. E não é algo tão comum como algumas pessoas dizem: ah! que delícia esse cheirinho de lenha". Não é assim não. É algo de raízes mesmo ou de vidas passadas ou sei lá bem o que. A minha alma se eleva.
    Obrigada Roseana.

    ResponderExcluir
  2. Angela, ontem pensei muito em você. Tomara que esteja melhor para poder ir a Mauá para o nosso Clube de Leitura.

    ResponderExcluir