domingo, 12 de maio de 2013

MARROCOS E MESOPOTÂMIA

Ontem vi um documentário maravilhoso sobre o Marrocos . E por coincidência mostravam a filmagem do filme O FÍSICO que lemos no Clube de Leitura. Havia uma cidadezinha de berberes nas margens do deserto absolutamente incrível como se a máquina do tempo nos jogasse para trás , digamos cinco mil anos atrás e isso me leva ao artigo sobre a Mesopotâmia que saiu ontem no jornal O Globo na página de História, sobre a primeira cidade do mundo. Eu já havia lido um livro magnífico sobre a primeira cidade e busco o livro inutilmente na minha estante : desapareceu. Ele falava da independência das mulheres naquela época, naquela cidade.Das torres incríveis, ali foi construída a Torre de Babel da Bíblia, ou pelo menos a sua história foi inspirada nas torres imensas da Mesopotâmia. As mulheres até podiam ter negócios, ter uma taberna! Havia uma carta de uma sacerdotisa pedindo à sua família que não a esquecesse e que lhe enviasse dinheiro, pois ela vivia no templo para rezar por todos. Fiquei louca para ler o livro outra vez mas não o encontro. Mas é muito emocionante saber que há cinco mil anos o homem inventou a primeira cidade e a escrita.

E hoje é Dia das Mães. Não conheço nenhum dia em que a mãe deixe de ser mãe, mas enfim, parece que hoje há que ser mais mãe ainda. Tenho muitas saudades da minha mãe e mesmo morando nas estrelas ela ainda é minha mãe..

Nenhum comentário:

Postar um comentário