quinta-feira, 19 de setembro de 2013

NEANDERTAIS

Quando tinha uns 8 ou 9 anos, meu irmão, bem mais velho do que eu, me deu um livro maravilhoso e apaixonante. Infelizmente perdi seu nome e o nome do autor. Era uma aventura que se passava na Pré História. Desde então a minha paixão pelos nossos ancestrais nunca se apaga. E quando li a coleção Os filhos da Terra de Jean M.Auel enlouqueci. Os dois primeiros livros, os outros são uma aventura erótica horrorosa, a autora se perdeu. A Ayla, a humana que sobreviveu a um terremoto e vive entre os neandertais., muitas vezes me serve de talismã.. Agora, porque já se sabe a sequencia completa dos genomas, também já sabe que nós nos misturamos com os neandertais.Temos 4% dos seus genes.  E  uma equipe da UFRGS acaba de descobrir que eles não possuíam uma inteligência inferior ou habilidades inferiores . Então por que desapareceram? A equipe levanta a possibilidade de uma sociedade pequena, muito fechada  num meio ambiente muito hostil. Saber que um pedaço de mim foi herdado de uma espécie de homens e mulheres que não existe mais, me deixa muito emocionada.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário