sexta-feira, 27 de junho de 2014

PESSOAS NÃO HUMANAS

Quando vou acender o fogo aqui na montanha, uso jornal antigo. Tenho a mania de separar as notícias interessantes para ler. Ontem li uma matéria sobre as orcas e os golfinhos que trabalham em regime de escravidão em Parques Aquáticos da cadeia Sea World. Golfinhos e baleias são inteligentíssimos e é insuportável para qualquer pessoa de bom senso e sensibilidade participar desta crueldade. Ficam confinados num espaço exíguo fazendo sempre e sempre os mesmos movimentos para nossa diversão. Assim como os zoológicos e os aquários gigantes, deveriam ser proibidos , mas movimentam muito dinheiro, dinheiro de verdade e se não forem proibidos por lei nunca irão fechar.
Ao contrário dos japoneses, tão refinados em tantas coisas, tão delicados na sua poesia, mas que caçam e matam sem nenhum pudor estes animais, os indianos criaram um termo lindo : golfinhos e baleias são PESSOAS NÃO HUMANAS e não podem matá-los. Nossas gatas também são pessoas não humanas, entendo tudo o que falam e todas as suas expressões e quem tem cachorro sabe muito bem que eles falam claramente, há apenas que apurar o ouvido para entender as nuances. Minha gata Nana tem um miado diferente para cada coisa que deseja e a Luna, a nossa gata persa , já senhora, não mia, ela fala mesmo, felinês.
Baleias cantam, golfinhos dançam, todas as vidas não humanas se expressam (só não consigo entender os insetos, mesmo assim, quando encaro uma aranha grande e aqui há muitas, sinto que ela tem inteligência, ela me olha e arquiteta a sua fuga, tenho pavor de aranhas!)
A matéria era de fevereiro e me deixou um pouco abalada, pois não estava pensando na dor física e psicológica dos golfinhos e baleias enquanto acendia o fogo. E agora nadam na minha mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário