sábado, 23 de agosto de 2014

ENCONTRO COM AS PROFESSORAS

O café da manhã com as professoras na nossa casa foi esplêndido. Eram trinta (poucos homens professores) e a Secretária de Educação Ana Paula e o Vice Secretário Valdinei.Meu amigo Chico Peres , poeta e vereador, veio e participou de tudo como qualquer professor. Conversamos sobre vários educadores no Brasil que fazem um trabalho diferente nas salas de aula, contei o filme que vi, magnífico, Educação.Doc e as experiências das melhores escolas do Brasil em lugares pobres e difíceis e como isso foi conseguido . Uma professora contou que durante 10 anos trabalhou com 40 alunos em círculo , mudando a geografia da sala, mas agora não dá mais tempo de arrumar e desarrumar a sala. Juan falou de como é importante que as crianças e jovens trabalhem em grupos para desenvolver o afeto e a socialização e contou suas próprias experiências quando trabalhava como psicólogo num orfanato em Roma. Li o texto do livro "Fica Comigo" da Patricia de Arias e ouvi as várias belíssimas leituras que o livro despertou.Vanda, nossa caseira, fez um belo depoimento contando como sua auto estima mudou quando foi valorizada.
Depois fizemos exercícios de olhar e de tato com meu livro Cinco Sentidos e foi muito, muito emocionante. Valdinei me entregou o Projeto da Sala de Leitura da E.M. Menaldo Carlos de Magalhães. O Projeto é belíssimo e fiquei radiante pois envolve toda a escola e todos os que trabalham na escola , e repercute nas salas de aula de todos os professores, ou seja, é muito mais do que eu sonhava quando fiz o primeiro trabalho de leitura aqui em Saquarema em 2002. Todas as escolas, Valdinei me contou, estão com belos projetos de leitura. Ana Paula, a Secretária, me contou que haverá uma jornada pedagógica com a Elisa Lucinda e sinto que a Secretaria de Educação já deu um salto muito grande.
Conversamos com a Secretária sobre arte nas escolas, corais, aulas de teatro, dança, cinema, etc, e fica o problema do tempo. Quando seria isso? Por isso considero tão importante escolas em tempo integral para que estas aulas possam acontecer no contratempo das aulas normais. Conversamos sobre desarrumar a geografia das salas e ela ficou e o Valdinei também com uma semente deste desejo. Sinto que no futuro talvez aconteça este salto.
Ela me contou que todas as escolas receberam o Projeto maravilhoso do Governo Federal Mais Educação e falei para os professores que não há desculpas para não ler, já que as Salas de Leitura recebem os livros mais belos do Governo. Sugeri ao Valdinei que as escolas se visitem e ele já está pensando nisso. A partir do Clube de Leitura da E.M Ozires , Projeto da Angela muito bem sucedido, outras escolas estão com Clubes de Leitura. Acho que em breve Saquarema transbordará uma educação de muita qualidade e coragem de fazer diferente. Fiquei radiante e já vamos marcar nosso próximo encontro para setembro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário