sexta-feira, 5 de setembro de 2014

INTOLERÂNCIA

Ontem vi e ouvi uma boa discussão sobre intolerância na GloboNews com uma psicóloga e um antropólogo e alguns casos bem concretos: Um menino não pode entrar na escola pública onde estuda por levar uma guia de candomblé debaixo da blusa. Escolas públicas são laicas e qualquer um pode usar em seu corpo qualquer símbolo religioso. O candomblé é u,ma religião africana trazida pelos escravos, a umbanda é uma religião afro brasileira trazida pelos escravos e misturada com os santos católicos para poder sobreviver aqui. Merece o respeito de qualquer outra religião . A intolerância de qualquer espécie deveria ser crime, não sei se é. Mas o que se vê frequentemente são estas religiões serem perseguidas na escola e fora dela.
Na França se proibiu o uso do véu islâmico mas no Brasil nenhum símbolo religioso é proibido. Cada um reverencia o Divino como quiser e o outro tem que respeitar.
O outro caso era de um menino que foi de saia para o colégio. Se um colégio usa uniforme, claro que há que respeitar as regras, o menino pode usar trajes que a sociedade brasileira aceita como femininos fora da escola, lembrando que na Escócia homens usam saias e as roupas são convenções sociais. As mulheres usam calça comprida hoje naturalmente mas em épocas passadas isso era impensável. Mas a escola tem as suas leis e há sim que respeitá-las e não considero o caso como intolerância. Mas a questão foi levantada: e se ele fosse com a saia do uniforme das meninas? Então sim, acho que ele poderia entrar sabendo que seu ato despertaria reações variadas que seriam a meu ver intolerância se ele se sente menina.
O último caso discutido é terrível e junto com a torcedora que xingou um jogador de macaco mostra como o Brasil é racista. Uma moça negra postou uma foto beijando seu namorado branco e foi atacada na rede, xingada, menosprezada. Não sei o que dizer, já que desconheço as leis para crime na Internet. O que sei é que temos que lutar contra qualquer forma de intolerância e de pensamento único. Ninguém é dono da verdade, a verdade única não existe, a sociedade é atravessada por várias correntes de crenças e pensamentos e nisso reside a sua beleza. Aceitar o outro, abraçá-lo, amar o diferente porque ele acrescenta novas visões e pontos de vista ao meu pensamento é urgente e necessário. Os humanos são coloridos. As religiões no mundo são tantas e representam nosso medo perante a morte e a vida e é obrigatório respeitar a religião do outro, os ideais do outro, a sexualidade do outro, as cores diferentes da nossa cor.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário