sexta-feira, 19 de setembro de 2014

PALAVRAS ESPECIAIS

Algumas palavras só existem numa língua e não em outra. Todos sabemos que a SAUDADE é nossa. Numa palavra apenas dizemos todo o nosso coração.
E como falar numa só palavra em português "levantar cedo de manhã para ouvir os pássaros?", faço isso todos os dias mas preciso de uma frase inteira para contar. Mas em sueco existe uma única palavra: GOKOTTA.  Os raios de sol por entre as folhas das árvores produzem uma rara sensação maravilhosa de calma e beleza. Mas outra vez tenho que falar isso em muitas palavras. Já o japonês pode usar apenas uma:
KOMOREBI.
Leio esta maravilha num artigo do El País hoje cedo de manhã enquanto escuto os pássaros e o pequeno texto é um presente tão lindo que parto para a minha viagem com o motorista Miranda cheia de palavras soando como sinos. Vou ao encontro de uma linda homenagem e uma cidadezinha que não conheço, Paty do Alferes. Confesso que não sei o que quer dizer Paty, talvez seja um lugar onde o Alferes parava para descansar, será que é isso? Não encontrei no dicionário, mas vou perguntar.
Nos meus encontros de leitura com a meninada sempre digo o que disse o filósofo Savater: Rico é quem possui mais palavras para se expressar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário