quarta-feira, 30 de abril de 2014

FLORES E GUARDA-CHUVA AMARELO

Ontem saí do Colégio Miraflores carregada: de flores do campo (agora estão na minha sala, maravilhosas) , um guarda-chuva amarelo desenhado de girassol e muito muito afeto.]
As crianças brincaram, tocaram flauta, riram e se emocionaram com a minha poesia.
Todas queriam participar do meu projeto Café, Pão e Poesia, mas entenderam que só recebo escolas municipais.
Crianças e flores: combinação perfeita.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

MIRAFLORES

Amanhã vou a Niterói. Não aceito convites de escolas particulares, a não ser que me paguem, mas desta vez, por questões afetivas, tive que aceitar. A Vera, diretora do Miraflores, me acolheu e abraçou a minha poesia desde o momento em que comecei a publicar e minha memória é de elefante e meu agradecimento também. Estarei lá amanhã e receberei a visita de uma prima muito especial, filha do meu tio Elias, o tio maravilhoso, grande leitor, que na minha infância me levava livros e que inspirou meu conto Território de Sonhos. Pensar que ela e seu filho são uma continuação do meu tio, me deixa muito comovida.
Para Evanize KLigierman
NÓS
Quando repentinamente
olhamos para trás
e nossos pés flutuam
sobre as pegadas
dos que nos antecederam
e nos sentimos a corda
de uma grossa cadeia,
aprendemos que tudo
que é o outro
somos nós.

in Cinco Sentidos e Outros, ed. Lê.

domingo, 27 de abril de 2014

IMPACTO

O Brasil está esquisito, o mundo também. Então me agarro nas alegrias que a vida me dá. Meu livro Cinco Sentidos e Outros ficou belíssimo e ainda estou impactada.

O QUE NÃO É PARA O OUVIDO

Escutar o que não é para o ouvido
requer outros sentidos:
ouvir a luz na escuridão
e o sussurro da rotação da Terra,

ouvir as sementes e as raízes
na terra,
ouvir a saudade como um fio
de água,
ouvir as águas do amor
que nascem no coração.


TEXTOS

O outro sou eu,
seu coração bate junto
com o meu
e seu sangue
também irriga
as minhas veias.
Meus pensamentos
se misturam com os seus
e nas suas mãos
as linhas escrevem textos
que completam os meus.

Cinco Sentidos e Outros, ed. Lê. 


sábado, 26 de abril de 2014

CINCO SENTIDOS E OUTROS

C
Cheguei em casa hoje de Friburgo às 13:30h. A mesa estava posta e em cima do meu prato Juan colocou o mais lindo presente: meu livro Cinco Sentidos e Outros , poesia "para jovens" da ed. Lê com ilustrações de Elvira Vigna e quarta capa do meu amigo Cristiano Mota Mendes. Nossos amigos e taxistas Gisela e Arnaldo almoçaram conosco e Arnaldo já foi pegando o livro antes mesmo de que eu tivesse tempo de abri-lo e foi lendo os poemas e , disse ele, adorando.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

ESPETÁCULO FALA AUTOR

Hoje pela manhã fomos a uma escola rural "E.M.Hermínia Silva Condack" na estrada Teresópolis Friburgo. Conversei um pouco com as crianças e passei a voz para o Guga e Patricia. O espaço estava cheio de crianças, desde as bem pequenininhas até a quinta série, já pré adolescentes. O espetáculo Fio de Lua & Raio de Sol corre como um rio límpido e vai contagiando as crianças com as suas canções, as brincadeiras e a beleza dos poemas.O Projeto Fala Autor distribuiu 120 livros autografados. Há algo mais belo? Cada criança com seu exemplar!
O trabalho terminou e para não voltar correndo, pois a estrada é muito longa e estávamos cansados, viemos para um hotel muito simpático, por nossa conta e risco. E logo ao chegar, nos recebeu uma senhora linda, dona do hotel e é espanhola! Precisamente galega e ficou radiante pois conversou horas com Patricia, Guga e Luis.
Estou num quarto antigo, na parte velha do hotel e meu neto, filho e nora num apartamentozinho no jardim. E assim a família se reúne no jardim para conversar e faz um frio bem gostoso, a gente adora.
Almoçamos numa casa linda, a Dona Mariquinha e que comida caseira e boa. Amamos. E amanhã volto para Saquarema.
Como digo num poema de um livro esgotado, "da vida quero tudo , a casca e o sumo"...

quinta-feira, 24 de abril de 2014

POÇO DOS DESEJOS

Tomo café da manhã com meu filho Guga aqui no hotel do Sesc Friburgo, lindíssimo, com um jardim maravilhoso e um barulhinho de água que faz a minha felicidade.Nora e neto ainda dormem. Nossa apresentação é pela tarde, no auditório.
Ontem à noite havia uma surpresa belíssima no meu correio. O livro Poço dos Desejos que dediquei ao Maurício Leite chegou para a aprovação final. Aconteceu um caso raro da editora mudar de ilustrador porque eu não havia gostado do que vi anteriormente. Agora está deslumbrante, pelas mãos do Samuel Casal.  Fiquei muito agradecida, sairá pela Ed. Moderna.
Aqui estou cercada de verde. Junto com a minha família me sinto acolhida, abraçada.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

A CAMINHO DE FRIBURGO

Saímos hoje de Resende para o Sesc Friburgo . A estrada é longa e meus dias na montanha vão dentro da minha sacola de livros.
Antecipamos a alegria de estar com as crianças em meio a uma chuva de poesia, raios de lua e de sol, meu neto na plateia. Como ele já faz aula de música em breve estará no palco tocando seu tamborzinho.As crianças sempre se apaixonam pela minha nora Patricia e querem contar em seu ouvidos todos os seus sonhos.
É uma família de saltimbancos.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

CAMINHO DA MONTANHA

O trabalho em Três Rios foi muito bom. O Sesc me deu toda a acolhida e todo o carinho. Agradeço a companhia da Raquel Mascarenhas e Paulo Ricardo.
Recebi duas escolas no auditório pela manhã e pela tarde. Brincamos, lemos poemas, cantamos, foi bom demais. E ainda por cima cada criança recebeu de presente um exemplar do Fio de Lua & Raio de Sol. Autografei 200 livros!
E agora depois de assistir a aula de natação do meu neto vou para a montanha.
Meu coração bate forte. Minha casinha me espera.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

TRÊS VIAGENS

Hoje vou para Três Rios numa viagem dividida em três pedaços:
Apresento no Sesc um pouco da minha obra para leitores e Guga, meu filho e Patricia, minha nora apresentam o Concerto Fio de Lua & Raio de Sol, com uma pessoa muito ilustre na plateia: meu neto Luis, de quatro anos. Na última apresentação ele ficou muito aflito de ver os pais no palco. Ele me disse que não queria ir, que não ia gostar. Então nós dois fizemos um trato. Se ele não gostasse , ganharia um prêmio. Então ele ficou bem confortável para não gostar e realmente detestou e comprei para ele um bonequinho de super herói , era o que ele escolheu. Vamos ver agora.
De lá vou para Mauá e dia 23 vamos novamente nós quatro para Friburgo, onde repetiremos o programa no Sesc.
Trabalhar com a família é algo tão mágico e maravilhoso, fico tão comovida. Faz pouco tempo meu filho estava longe, ficou oito anos na Espanha e agora estamos juntos outra vez!

domingo, 13 de abril de 2014

FESTA DE BABETTE

Como agradecer tantas dádivas que tenho recebido da vida? O Clube de Leitura da Casa Amarela é uma das minhas maiores alegrias, é um grande presente e somos já uma linda família, nosso traço em comum: amamos ler. Maria Clara, Leila, Gil, Felipe, Pamela, Cristiano, Ana, César, Flora, Hector, Helio, Fernando, Juan, Chico, Adelaide, Isabela, será que esqueci de alguém? E ontem falamos tanto de anjos, eles percorrem os contos da Karen Blixen de lá para cá, agradeço ao Samuel e Vanda, nossos anjos.

O dia ontem, o do nosso encontro, estava lindo e quente. Vanda nossa caseira, já cedinho às voltas com o bobó que inventei de abóbora com salmão. Ficou maravilhoso, simplesmente. De sobremesa compramos uma torta de coco para festejar o recente casamento de Ana Cristina e Cristiano.
A sala estava cheia e optamos por discutir conto por conto do livro Anedotas do Destino da Karen Blixen. Todos ressaltaram a beleza da escrita, a beleza da urdidura dos textos e a estranheza das histórias. Felipe lembrou que ela nasceu na mesma terra de Andersen e que portanto, apesar da diferença no tempo, o estilo dos dois tinha um parentesco. É o "maravilhoso" em estado puro. Falamos sobre a grande espiritualidade dos contos, a ausência de moral no final das histórias , a busca pessoal de cada personagem. Pamela, namorada do Felipe que veio pela primeira vez, falou que os contos bebiam diretamente na fonte do inconsciente e tinham um parentesco a posteriori com o surrealismo, com Dali. César falou sobre a perfeição do conto da História Imortal, o conto do Mister Clay é uma ode à literatura. Fazer com que a ficção virasse realidade para depois tornar-se ficção outra vez..Foi maravilhoso termos lido A Tempestade do Shakespeare para poder ler depois A Tempestade da Karen Blixen. Nos deu um grande alicerce, pois o conto da Blixen é inspirado na peça.  E o conto do anel retoma o conto de fadas do lobo mau...Conto totalmente Junguiano.Hélio, Fernando, Chico, leram trechos especialmente poéticos.
Pulamos o conto da Festa de Babette, pois depois do almoço passamos o filme. Saímos do filme emudecidos, transtornadoss, Leila cheia de lágrimas, todos nós alucinados com a beleza do filme, a fidelidade da adaptação. Cada um de nós agradeceu estarmos juntos, dividirmos juntos tanta felicidade e beleza.. Nos abraçamos com emoção verdadeira.

O próximo encontro será dia 26 de julho em Visconde de Mauá e os livros serão: Amrik de Ana Miranda e Um bonde Chamado Desejo de Tenesse Williams. 

sexta-feira, 11 de abril de 2014

VÉSPERA

Toda véspera carrega uma estrela vésper no coração. Amanhã é o nosso encontro do Clube de Leitura da Casa Amarela. Reli esta semana o livro da Karen Blixen e a segunda leitura foi incrível, tantas coisas eu não havia visto na primeira leitura! Há que preparar tudo cuidadosamente. Ir ao mercado, o que Juan faz por mim com a lista das compras na mão. Mas antes há que pensar o que fazer para o almoço. Vanda fará um bobó que não será de camarão, pois temos alérgicos na turma. Inventei um bobó diferente, tomara que dê certo. Aluguei mais algumas mesas , pois as que temos já são poucas. Temos um casal maravilhoso que se casou e faremos do encontro uma celebração.Meu contador (e sua belíssima mulher) diz que virá, apesar da maratona de trabalho do I.R. Aliás, a Fátima faz um trabalho quietinha que é para a gente chorar de tanta beleza: o Educandário do Bem, criado por ela, é um Ponto de Cultura que recebe muitas crianças para aulas de teatro , leitura, música, etc.  Em nosso grupo temos profissões bem variadas e é isso o que torna tudo tão interessante. Vanda e Samuel, nossos amados caseiros dão o seu dia de presente para o Clube, embora ninguém saiba disso. Não querem cobrar pelo trabalho neste dia porque também querem colaborar com o grupo! Samuel, que não consegue ler com fluência, fica ouvindo toda a discussão de boca aberta e ama e depois comenta tudo. Vanda, muito tímida, ouve tudo escondida e também adora escutar de longe a discussão. Ela é sempre aplaudida por sua comida maravilhosa. Juan, meu marido, embarca comigo em tudo o que eu invento. Nosso barco é feito de sonhos de um mundo mais justo, de poesia, de muito amor por tudo o que é vivo.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

HERDEI O DOM DE LER DA MINHA AVÓ

Uma menina, Thayssa Eduarda, disse em nosso segundo encontro do Café, Pão e Texto:

"Herdei o dom de ler da minha avó". "Eu amo ler".
Às 9h em ponto um ônibus amarelo encostou aqui na porta e uma revoada de pré-adolescentes e adolescentes desceram com o Prof. Robledo, professor de teatro. Alguns já vieram vestidos para a pequena peça que apresentariam.
A nossa varanda estava linda, cheia de tapetes e almofadas espalhadas pelo chão. A mesa do café já preparada: quatro bolos feitos pela Vanda e dois pães imensos feitos por mim hoje bem cedinho. Sucos, café com leite e manteiga.
Começamos conversando sobre a força da poesia e como pode ser terapêutica. Depois falei de alguns depoimentos de cura através da poesia , algumas pessoas me contam. Então falamos sobre drogas e como o corpo sozinho fabrica drogas maravilhosas sem que a gente precise recorrer a nada: endorfina, oxitocina. falamos dos abraços e como também curam.. Distribuí meus poemas do livro Poço dos Desejos , cada um ficou com uma cópia. O livro ainda está em produção.Escolhi cinco pessoas e o poema foi lido em voz alta. Depois de cada poema lido falávamos sobre o poema e nossos desejos. Foi maravilhoso!
A Carolina da ed. Rovelle mandou bem cedinho um motorista trazer 30 livros da sua editora e distribuidora para presentear as crianças. Foi uma loucura a felicidade dos meninos-as ganhando um livro belíssimo cada um.

 A peça, bem pequena, era super original. Chapeuzinho Branco. Uma versão diferente do Chapeuzinho Vermelho. Foi brilhante e engraçado. Aulas de teatro na escola fazem toda a diferença!

Antes do café da manhã , espontaneamente o Márcio, que veio de terno e gravata para a peça, disse: -Vamos nos dar um abraço de vinte segundos!E todos abraçavam todos! O s bolos e pães eram tão fantásticos, os pães quentinhos com manteiga, que ninguém conseguia parar de comer.
Ai se as aulas nas escolas fossem sempre uma festa. Como sairiam da escola todos felizes e cheios de novos aprendizados. Este projeto me enche toda de dourado por dentro e pó de pirlimpimpim : hoje não caminho, levito.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

O MESMO MAR

Releio O MESMO MAR de Amoz Oz, Cia das Letras. O bom é que já tinha lido mas não me lembrava muito, vou lendo e vou me relembrando vagamente e o impacto é imenso.  A estrutura do romance e originalíssima. Amoz Oz conhece como poucos os labirintos da alma humana, as falhas de que somos feitos, os desejos proibidos. Ele e Antonio Muñoz Molina,espanhol, hoje são autores queridos que me acompanham sempre. Além disso partilho das mesmas opiniões que o Amoz Oz em relação ao conflito árabe-israelense. E isso me conforta.

Esta semana tenho dois espetáculos em nossa casa, os atores somos nós.O Café, Pão e Texto e o encontro do Clube de Leitura da Casa Amarela. Escolher o que será lido para o próximo encontro é uma dança lenta , eu vou e venho e mastigo nuvens e finalmente escolho. É uma tarefa maravilhosa. 
E José Wilker ter desaparecido foi como se desaparecesse um parente. Fazia parte das nossas vidas.
                                                         METEOROLOGIA:
A segunda-feira começa toda azul e aqui em Saquarema a temperatura é de puro outono a estas horas.

domingo, 6 de abril de 2014

FUTURO

Quem pode se arriscar a prever o futuro? Nem o mais louco dos cientistas. "Há água numa das luas de Saturno" e além da poesia contida nesta frase, será que há a possibilidade de que um dia o homem construa cidades numa lua de Saturno? A vista será linda, ao se olhar para o céu. Apartamentos serão anunciados: terraço com vista para os anéis de Saturno. O homem já inventou um cromossomo. Além de uma maravilhosa ferramenta para a medicina, será que serão fabricados seres humanos? O que sairá daí?
Felizmente faço meu trabalho com palavras e imaginação e não estarei viva para ver as novidades do ano 3000. Ou será que acontecerá o que me arrisquei a prever no livro Casas em 1994, no poema abaixo:

NO ANO 3000
No ano 3000
os homens já vão ter
se cansado das máquinas
e as casas serão novamente românticas.
O tempo vai ser usado sem pressa:
gerânios enfeitarão as janelas,
amigos escreverão longas cartas.
Cientistas inventarão novamente
o bonde, a charrete.
Pianos de cauda encherão as tardes
de música
e a Terra flutuará no céu
muito mais leve, muito mais leve.

in Casas, ed. Formato.

sábado, 5 de abril de 2014

POÇO DOS DESEJOS

Tenho vários livros em produção. Um deles. o POÇO DOS DESEJOS que sairá pela editora Moderna. O livro aconteceu assim: Maurício Leite , meu amigo, me telefonou um dia contando que sua exposição de brinquedos em Ceilândia havia terminado e ele teve que desmontar um poço dos desejos que havia feito. As pessoas jogavam papeizinhos com seus desejos mais profundos. Adorei a ideia e fiz o livro, pois nós, humanos, somos movidos desde o primeiro segundo do nascimento, por desejos. O recém-nascido deseja o peito da mãe e seguirá desejando isso ou aquilo pelo resto da vida. Saí perguntando a todo o mundo que ia encontrando: - O que você deseja? Os desejos eram muito variados. O poema que vou reproduzir, é o meu mais forte desejo. É um desejo de paz. Sem paz nada existe de belo. O moinho da vida precisa de paz para funcionar. Já imaginaram se ao invés de brigarem entre si, de se caluniarem, os partidos políticos se unissem para fazer o melhor pelas pessoas? Se os árabes e os israelenses se entendessem? Se na antiga Albânia e em tantos lugares do mundo não existisse o direito da vingança? Se em cada pedacinho do mundo todos trabalhassem juntos pelo entendimento entre as pessoas, independente da sua cor, escolha sexual, religião, etc? Então a paz é o meu desejo . Possível? Impossível? Enquanto não houver um salto quântico nos humanos, em sua mente, impossível, eu diria. Mas na poesia o impossível é possível:



DESEJO DE PAZ

O mais belo dos desejos
deveria ocupar todos os corações.
Então homens e mulheres,
velhos e crianças,
coloridos habitantes do planeta
Terra
sorririam para o sol e a lua,
dançariam no meio da rua,
e enquanto nos jardins
dálias e violetas se abrissem
ao vento,
pássaros e borboletas
escreveriam beleza no ar.
Mãos humanas cheias de paz
só fabricariam amor.

in Poço dos Desejos, ed. Moderna, em produção.





 

sexta-feira, 4 de abril de 2014

DESCOBERTA

Lendo o livro "La Calle de la Judería", lá pelo final do livro, descubro que um converso, um cristão novo muito próximo da Rainha Isabel, se chamava Juan Arias, como o meu marido e era de Àvila. Descubro então, que lá pelo começo de 1400, Juan teve uma família judia. Nunca sabemos,os os rios de sangue antigo que correm nas nossas veias. Não sei nada da minha família para trás, parei nos avós de pai e mãe que moravam na Polônia e eram muito pobres .
Agora estou lendo um segundo livro sobre o tema das "polacas". Eram judias da Europa, pobres, que vieram para a América do Sul enganadas e eram prostituídas. Uma máfia judaica buscava as mocinhas nos vilarejos, muitas vezes se casavam com elas prometendo uma futura vida magnífica e já no navio as prostituíam. No Brasil eram famosas. Lindas mulheres de pele branquíssima.. Sua vida era terrível, pois a comunidade judaica não as aceitava, elas eram impuras, não podiam ser enterradas no cemitério judaico. Então, elas se organizaram numa Sociedade, compraram um terreno em Inhaúma, hoje abandonado e eram enterradas neste lugar. Não posso imaginar a tristeza das suas vidas. Não tenho ferramentas internas para isso. Até agora é um tema tabu.Tudo o que as cerca é cheio de névoa.
.   

quinta-feira, 3 de abril de 2014

NÉVOA

Não sou pintora, nem ao menos sei desenhar. Mas hoje acordei e uma linda névoa cobria tudo, nem mesmo se via o mar. Não tenho o menor interesse científico sobre este fenômeno. Meu interesse é puramente poético e estético. Amo esta matéria impalpável que apaga os contornos, os telhados, apaga o mar e seu horizonte, é quase uma matéria de sonho. E agora vem o sol e desfia a névoa , seus fiapos se desmancham e tudo retoma a concretude, as casas saltam aos olhos, mas ainda não vejo as montanhas lá longe, espero o momento em que deixarão de boiar invisíveis e poderei adivinhar as vidas que aí se escondem. Se fosse pintora...

quarta-feira, 2 de abril de 2014

INFÂNCIA

Li em algum lugar que a infância é nossa única pátria. E é impressionante como pode caber em nosso corpo e em nossa mente uma cidade, um bairro, uma rua, uma determinada casa que vive e oscila enquanto caminhamos, com seus móveis, ruídos, pessoas e cheiros. Às vezes, quando nos sentimos "em casa" em algum lugar, é o eco desta casa primordial que vibra em nossa pele. Ali nos reconhecemos.

terça-feira, 1 de abril de 2014

VIAGEM AO RIO

Encerrei ontem a revisão do câncer de mama que tive em 2010. Está tudo ótimo e só falta um ano para a "cura" e suspensão de um medicamento muito agressivo para a supressão total de hormônios. Fiquei feliz mas não tenho mais medo de nada. Cada dia me convenço mais que nossa vida, breve demais, tem que ser vivida de verdade com um olhar profundo para dentro e um desejo imenso de dar a mão ao outro e melhorar como ser humano.É o que tento fazer.
Mas estive com pessoas que amo e foi muito bom. Fiz coisas proibidas, comi massa recheada e torta de chocolate. É muito bom transgredir de vez em quando!
E aqui, de volta, o mar me abraça e me diz coisas lindas ao ouvido, me diz, somos eternos .