terça-feira, 6 de janeiro de 2015

FOTOGRAFIAS

Tenho uma foto do meu pai e minha mãe, jovens, lindíssimos, naquele instante todos os sonhos, os planos, a estrada da vida, ainda seriam construídos. E a foto deles quando eu nem era nascida me traz um instante preciso. No entanto não sei que dia era aquele, se chovia ou fazia sol. Mas a fotografia eterniza aquele maravilhoso instante em preto e branco e eles me olham, jovens para sempre.
Hoje se fotografa demais, se fotografa tudo, cada instante, numa sequencia louca. São bilhões, trilhões de fotografias pelo mundo afora. Eu não fotografo , não sou fotógrafa, deixo que façam isso por mim. Minhas fotos são palavras.

O QUE FALTA NUM RETRATO

Um retrato aprisiona com luz e sombra
um fragmento do instante,
o que os olhos querem guardar:
um encontro,
uma gota de um momento.
Janela aberta para o passado,
ponte sobre o tempo que escorre.
Mas faltam o cheiro e o gosto.

in Cinco Sentidos e Outros, ed. Lê.

Amanhã vou para o Rio, fico alguns dias com a minha amiga Monica Botkay, fotógrafa de verdade, desde os anos 70 , a quem dedico o poema acima.

2 comentários:

  1. Toda vez que falamos descrevemos ,e estudamos estamos formatando nossos pensamentos.
    A contemplação das imagens,são as descrições feitas por admiradores.Os pensamentos são pistas de decolagem que conduz até o passado .

    ResponderExcluir
  2. Palavras lindas! Roseana, você tece as palavras com uma delicadeza sem tamanho. Estou eu aqui, vasculhando as páginas no meio da minha jornada de trabalho. Sem tréguas, me veio um lampejo de meus pais, uma foto de família num passado distante...

    ResponderExcluir