quarta-feira, 27 de maio de 2015

GOTIKA

Ontem Kira, a neta do Juan e minha neta do coração, acordou com febre e dor de cabeça. Mesmo assim fomos ao Palazzo Loredan no Campo S.Stefano para ver a exposição Gotika.
O Palácio foi comprado por Loredan em 1536 sofrendo várias reestruturações ao longo dos anos. É tão magnífico, são tantas pinturas maravilhosas que fico muda. Não sei o que dizer. Perco a voz.
A exposição de muitos artistas contemporâneos, toda em vidro de Murano misturado com outros materiais, é absurdamente boa. O choque da arte contemporânea com o Palácio já por si nos deixa em transe. Os artistas idealizam e os artesãos de Murano realizam. São obras inspiradas em animais mitológicos, armaduras medievais, há um desfile de monstros que se tornam belos pela perfeição da obra que exige uma maestria impressionante para a sua execução,
Numa sala há uma sereia de uma artista inglesa Kate Mccgwire que me deixou em estado de choque. Ocupa a metade de uma sala e é uma mistura de sereia com cisne, toda de vidro e penas. Dá uma impressão tão estranha, parece viva.
Numa sala absolutamente escura, um breu da noite mais fechada, pedaços de corpos de vidro branco brilham de uma maneira estonteante.
Ainda bem que fomos ver esta exposição, pois Kira piorava a cada momento e apesar de termos saído com sol, caiu um temporal impressionante com raios e trovões. Tivemos que voltar para o hotel.
Passamos o dia no quarto nos revezando com Maya. Ela saiu um pouco sozinha, depois fomos almoçar sozinhos e ela ficou no quarto e à noite acompanhei Maya a um restaurante para jantar pois ela não havia almoçado. A situação da Kira não era boa e eu estava assustada. Por duas vezes tomou paracetamol mas vomitava tudo. Finalmente conseguiu suportar o remédio e sua febre foi baixando.
Na volta do jantar os Campos por onde temos que passar para voltar ao hotel estavam tão lindos que dava vontade de gritar. Caminhamos por uma ruela até o canal e passamos por um hotelzinho minúsculo que nunca havia visto, se chama Novecento e era uma miragem.
Astor, de três anos, está enlouquecido com as gôndolas e quer levar todas para casa.
Hoje Kira amanheceu melhor e vamos tentar passar o dia fora. Ir para a Veneza de dentro, fugir das multidões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário