quinta-feira, 17 de setembro de 2015

FRANCISCO MORATO E JUNDIAÍ

Ontem pela manhã fomos para a pequena Biblioteca de Francisco Morato. Recebi crianças de 8 a 10 anos. Eram poucas porque o espaço era mínimo, mas eram deliciosas!!!
Comecei com meu livro Carona no Jipe. As crianças embarcaram com uma alegria luminosa em todas as minhas propostas. Encontramos uma garrafa com gênio dentro e elas me ofereceram seus desejos. Eram desejos maravilhosos, de paz e de amor.
A Biblioteca Municipal oferece várias atividades e o Rap é uma delas e por sorte havia um professor de rap assistindo o nosso encontro então eu pedi e ele aceitou a tarefa de fazer um poema do livro Caixinha de Música em forma de rap. As crianças amaram e é o que o Guga , meu filho e autor das partituras, escreveu no livro..
À tarde fui para Jundiaí. A Biblioteca Professor Nelson Foot fica numa antiga fábrica de tecidos. Ela é uma Biblioteca Viva e oferece muitas atividades. O Complexo é imenso se chama ARGOS. A Biblioteca fica dentro deste complexo. Também a Secretaria Municipal de Educação. A sua beleza pulsa e contagia. Não dá vontade de ir embora nunca mais.
O espaço que prepararam para o encontro era de tirar o fôlego. Pertinho da Gibiteca, maravilhosa, meu neto Luis ia enlouquecer de felicidade com o Homem Aranha pendurado na parede e tantos outros Super Heróis.A Biblioteca oferece wifi grátis e equipamentos de informática.
Há um Projeto que se chama "Trouxeste a Chave?" inspirado no poema do Drummond, de visitação da biblioteca, desde bebês até a terceira idade. Aos sábados há contação de histórias.
A Biblioteca está aberta e recebe corais, teatros, etc, pois tem um ótimo auditório.
O meu público era de jovens e adultos. Umas 150 pessoas. Foi divino o que aconteceu ali. Como o Complexo Argos alfabetiza adultos e eles podem fazer até o Ensino Médio, muitos professores do Eja estavam ali. E tive belos depoimentos sobre o impacto da minha poesia nestes leitores iniciantes.
Fui recebida com um carinho bem quente por toda a equipe que é absolutamente apaixonada pelo que faz e saí exausta mas tão feliz.
Giovana que é quem vai costurando tudo, parece um anjo da guarda, silenciosa, cálida, invisível e presente.
Hoje é meu último dia .Vou para Araçariguama e Santana de Parnaíba. Seu Antonino, nosso motorista, participa de tudo, feliz da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário