quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

LÉXICO FAMILIAR

Os livros que serão discutidos em nosso Clube de Leitura da Casa Amarela são maravilhosos.
Marcovaldo do Calvino e As Pequenas Virtudes da Natália Ginzburg. Gostei tanto tanto do livro da Natalia que terminei de ler e comecei a ler outra vez. Por conta disso, desse amor, estou relendo Léxico Familiar da autora.
Ela faz uma arqueologia da sua infância e da sua família através de expressões usadas pelo clã em seu cotidiano. E então, da maneira mágica que só a literatura sabe fazer, a sala da minha casa na Rua Caruarú estava bem na minha frente, na verdade a copa, onde nos reuníamos para jantar.
E minha mãe e meu pai vivos outra vez.
Hoje recebi uma foto da minha mãe, a da sua carteira de identidade. E ouço meu pai gritando, sempre esfomeado:
- Bertha, a comida está na mesa!
Meu pai comia muito. Dizia que passara tanta fome na Polônia que nunca ficava sem fome.
Acabava de comer, afastava o prato e dizia:
- pronto! Comi pouquinho e estou satisfeito.
Seu prato de dois andares.
Até hoje essa expressão é usada quando nos juntamos com os irmãos.
Como no livro da Natália Ginzburg, Léxico Familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário