segunda-feira, 4 de julho de 2016

PROFESSORAS DE ITABORAÍ NA VARANDA

Hoje a varanda foi transformada numa sala com tapetes e poltronas para receber as Professoras de Literatura das salas de Leitura de Itaboraí de 2016, pelas mãos da Ana Paula Botelho e Rosane Paiva.
Foi um dos encontros mais lindos e impactantes que tivemos aqui.
Li o poema Guardador de Rebanhos do Fernando Pessoa para contar que esse poema fez uma amiga ter a sua filha, uma decisão que foi tomada ao ouvir o poema.
Chorei muito ao ler o poema, quase não podia ler, pois o poema me trouxe para perto a amiga que amo e a sua filha, hoje uma bela mulher e é um dos poemas mais comoventes do mundo.. Contei essa história para mostrar a força de um poema, a força da literatura, que pode mudar o rumo de uma vida.
Mas elas tinham lido meu novo texto Livros e Leitores que está no meu site em formato de e book. E hoje todo o encontro foi pautado por essa evidência: "A literatura é uma defesa contra as ofensas da vida " Cesare Pavese. A literatura salva.
Lemos poemas, um conto, muitas professoras contaram suas mais belas experiências e todas me disseram: "somos amadas nas escolas e ganhamos muitos presentes".
Falamos dos laços que a literatura faz entre as pessoas. Do agradecimento dos alunos por sentir que são acolhidos.
E no final elas me entregaram um texto escrito a partir da experiência da leitura dos Livros e Leitores e chorei outra vez, porque era muita coisa ter um retorno desses.
Eu tive que aguentar tanta dor por tantos anos, que quase não consigo chorar. Um amigo diz que choro por dentro. Que meus poemas são minhas lágrimas. Mas hoje chorei.
Reproduzo um trecho do texto:
" Obrigada por nos oferecer essa linha tênue entre escritor e leitor, a qual, às vezes, julgamos intransponível. A proposta de conhecê-la era isso:permitir esse contato mais íntimo com o escritor.E você nos abre seus textos, sua poesia, a porta da sua casa literal e conotativa, a sua fala, com Café, Pão e Texto e nos alimenta de fantasia e de reflexões sobre a escola, a Literatura, nós.
Nos presenteia com o lindo texto Livros e Leitores, cujo processo de construção da leitora/ escritora vai se revelando  e nos fazendo pensar..
Frases como: A escola sem literatura é cárcere; O trabalho com a literatura não é evento, é formação do leitor; A literatura é a janela; nos permitem ter consciência do nosso lugar de docentes de literatura e de professores que formam.leitores literários, de que podemos abrir a janela e atravessá -la."

Hoje acordei muito cedo para fazer os pães. A mesa tão linda, cheia de iguarias e amor,  só faz sentido quando os meus convidados se aproximam, fazem uma roda a sua volta . Hoje essas professoras maravilhosas.  Como um livro só faz sentido quando é tocado pelos olhos de alguém.
O meu Café, Pão e Texto, nessa manhã me devolveu algo tão grande, como se o mar tivesse trazido todas as suas baleias e cavalos marinhos até a minha porta para que eu pudesse chorar.

Um comentário:

  1. Com certeza o encontro de hoje foi marcado por muitas emoções, emoções estas q as vezes reprimimos e só a literatura as liberta.
    Sinto-me tao lisonjeada por estar perto de vc q me falta o ar, mas transbordo em alegria.
    Obrigada por existir!!!

    ResponderExcluir