quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

ELIAS CANETTI

Depois que minha professora de italiano , Celmar dos Reis, foi embora de Saquarema, não consegui mais ninguém para me dar aula de conversação.Mas vejo a RAI e leio. Não tenho com quem falar.
Já li alguns livros em italiano, alguns muito bons. Mas agora estou lendo um livro maravilhoso do Elias Canetti, La Lingua Salvata, onde conta as suas memórias da infância e juventude.
As histórias são belíssimas e sua escrita é limpa  e mexe com nossas emoções.
Para uma criança decifrar o mundo é tarefa gigantesca e Canetti consegue fazer com maestria, que o leitor sinta isso.
Entra muitas histórias escolho uma.
A família vivia numa pequena cidade na Bulgária. Eram judeus sefarditas, de origem espanhola. Os parentes moravam muito perto uns dos outros.
E de repente todos falavam que o mundo iria acabar por causa da aparição de um cometa, visível dentro de alguns dias. Os adultos tinham um ar consternado, de tristeza profunda. Olhavam para o pequeno Elias com pena e tristeza, coitadinho, tão pequeno e já perderia o mundo e a vida. Como o pequeno poderia entender isso?Sabia apenas que algo muito estranho e perigoso estava acontecendo.
E então chegou o cometa. Imenso, iluminando o céu, de uma beleza fulgurante e todos achavam que cairia na Terra. O pequeno Elias foi para fora, junto com a família. Havia já uma multidão. Ninguém prestava atenção na criança, todos com os olhos grudados no céu. Elias comia uma cereja e seu pescoço doía de tanto olhar para cima, tão extasiado, que sem querer engoliu o caroço da cereja. Para ele, o cometa Halley e o gosto das cerejas estariam para sempre interligados.
E o cometa não caiu na Terra e o mundo não acabou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário