quinta-feira, 23 de março de 2017

PIO XII

Pio XII foi um Papa polêmico. Dizem que fechou os olhos para a situação dos judeus na era Mussolini, ou fez até mesmo um pacto com a Alemanha.
Mas Pio XII era o meu bairro de Madrid, quando morei lá por seis meses em 1997 com o Juan.
O bairro era lindo por dentro, cheio de casas. E o metrô Pio XII ficava ao lado do Supermercado Al Campo, que tinha os pães mais maravilhosos do mundo e uma menina que servia dizendo:
_ Más cositas, caballero?
Havia uma praça pertinho de casa e era para lá que íamos com o Rex, o setter inglês do Juan, todas as manhãs antes dele sair para trabalhar no jornal.
Nos seis meses que fiquei em Madrid, quase ninguém na praça falou comigo. Apenas um homem, o Felipe, um outsider total, ficou curioso e quis saber de onde eu era.
Ficamos muito amigos. Ele era desempregado e junto com a sua cunhada que havia sofrido um acidente e também estava desempregada, fazíamos um trio e tanto.  Ás vezes ele ia para a nossa casa depois que a cunhada nos encontrava na praça ( ela fazia fisioterapia) e tomávamos um café bem poético. Líamos poemas ou trechos de livros. Ela era francesa e eu amava poder falar em francês. Ou marcávamos um encontro e íamos para algum Museu à tarde ou simplesmente caminhávamos por Madrid. Ele me ensinou a andar olhando para o alto dos prédios.Quantos tesouros arquitetônicos lá no alto!
Eu sabia que não poderia viver na Europa. Isso era muito claro para mim. O povo brasileiro é único. Nós nos tocamos e nos abraçamos. Não posso viver sem isso.
Felipe virou um dos contos do meu livro Pequenos Contos de Leves Assombros , que está na Amazon, à venda como livro digital.E nos perdemos. Não sei seu sobrenome, não posso buscá-lo. Mas eu o vejo, tão bonito, tão sensível, tão desesperado.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário